quarta-feira, 3 de junho de 2015

Agora sim

As insistentes vozes das tarefas inacabadas ecoam, disputando a nossa atenção, mas damos ouvidos àquela voz mansa que diz..."você pode deixar pra depois". Procrastinação!
Como somos eficientes nisso. Ela rouba o nosso tempo e o nosso esforço para realizar com diligência as tarefas que precisamos. Nos engoda com a sua atraente oferta do "agora não". E com aquela  palavrinha mágica sempre a postos: "amanhã".
"Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,remindo o tempo, porquanto os dias são maus". Ef.5.15,16
Procrastinação é obediência retardada e isso se constitui pecado. Quando agimos vagarosamente ao invés de remir o tempo, quando encostamos as ações que deveriam ser realizadas no momento em  questão, quando achamos que o "depois" é a melhor saída, "empurramos com a barriga",  procrastinamos. Paulo adverte aos irmãos da igreja de Éfeso que eles precisam ser diligentes e sábios no seu procedimento, pois os néscios não se preocupam com o tempo exato para agir.
O adiamento de uma decisão nem sempre é uma atitude sábia às vezes certas circunstâncias exigem uma tomada de posição urgente e  aí,  protelamos!
E o  pior é que isso não é somente uma questão de má administração do tempo,mas um engano de que o  "mais tarde" se  resolve. 
Isso pode até causar uma tranquilidade temporária, nos levar a pensar que no final tudo sairá bem, que dará tempo para realizar, decidir, agir, fazer... mas quase sempre não funciona. Procrastinamos muitas vezes por não querer enfrentar as situações, porém o problema continua lá. Negligenciamos o que temos que realizar  por sermos indolentes, por preguiçosos , medrosos, irresponsáveis,  acomodados, ou mesmo por não considerarmos  relevante. 
Mal sabemos que criamos, põe tantas vezes, um problema maior. Não fuja do que deve ser realizado, não seja o "amigo de infância" do "depois eu faço",  pois quem procrastina pode pagar um preço muito mais elevado do que pagaria se resolvesse suas questões no momento oportuno. Diga o "agora sim!"
Amo vocês 
Clébia ✌

2 comentários: